Otimize o seu trabalho home-office com a técnica Pomodoro 

Se gostou do artigo compartilhe!

Se você digitou no buscador do Google uma forma de organizar o seu trabalho, pois a sua vida de trabalhador home-office te proporcionou alguns vícios que comprometem o seu desempenho profissional, talvez esse artigo seja do seu interesse, o sonho de quase toda a população mundial é trabalhar em casa, ter qualidade de vida, ser mais presente na vida dos filhos, poder realizar algumas tarefas domésticas e porque não, se livrar do transito infernal e do serviço de transporte público, que em plena manhã já está abarrotado de gente com os mais diversos humores e odores.

Mas nem tudo são rosas para os trabalhadores home-office e até mesmo freelancers, a organização do tempo é primordial para que a sua atividade seja prazerosa e ao mesmo tempo desempenhada com seriedade, a técnica Pomodoro não é um nome tão familiar, o que não tira a sua eficácia enquanto método de otimização de desempenhos, vamos conhecer um pouquinho das suas características?

Para complementar o artigo veja o video da tecnica pomodoro abaixo em um resumo animado do canal Ilustradamente:

 

Tendo como base o gerenciamento de tempo, Francesco Cirillo criou esse método visando o que qualquer profissional procura, o aumento da sua produtividade. Pomodoro são blocos de tempo separados por 25 minutos cada, dos quais você direciona toda a sua concentração em uma única atividade sem interrupções.

Sua eficácia consiste no estimulo a concentração, na organização de ideias para otimizar o plano de estudo. No fim de cada Pomodoro é estipulado um intervalo de cinco minutos, e por sua vez, ao término de 4 pomodoros, é recomendado uma pausa de 30 minutos.

Essa técnica aplicada ao profissional liberal, freelancers , ajuda na organização de atividades que muitas vezes são diversas, e precisam ser micronizadas.

Dos principais objetivos da técnica Pomodoro, podemos elencar, aumentos na concentração e na produtividade, a diminuição das interrupções, analise do tempo de cada atividade exercida, amenizar os níveis de ansiedade, uma característica do pomodoro é o foco no processo, muitas vezes quando olhamos para uma atividade muito extensa, tendemos a um certo desanimo, o que é até compreensível, pois a grande maioria dos profissionais em home-office e freelancers trabalham de uma maneira protelatória que deixa as atividades enfadonhas e viciadas, uma maneira eficaz de transformamos o nosso trabalho em algo mais profissional e até prazeroso é dividir a tarefas diárias em “Planejadas” e “não Planejadas”

Dentro desse ideário, micronize em pomodoros de 25 minutos e com intervalos de cinco minutos, e após quatro pomodoros, vocês já sabem, um intervalo de trinta minutos para o descanso da mente e assimilação dos conteúdos realizados.

 

Conclusão

É importante ressaltar que dentro dessa técnica também existem as intempéries ambientais, fatores externos que podem quebrar o seu ritmo, por exemplo: Sua esposa, Marido, filhos e pais demandam a sua atenção, nesse caso, existe a urgência e você tem como obrigação atender aos chamados de sua família, fora esses casos, muitas das interrupções ambientais podem ser deixadas para um outro quadrante de tempo, ex: uma ligação do amigo, pagar as contas, ir ao supermercado e etc.

A maioria das interrupções de uma atividade, não demandam grande urgência, assim, os pomodoros podem ser concluídos ,e você poderá tratar dos assuntos em questão em uma outra oportunidade, é um método muito prático que traz resultados a curto prazo, melhorem suas performances.

Se gostou do artigo compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *