Diário da Gratidão

Se gostou do artigo compartilhe!

Diário da Gratidão

O que é ser grato? O significado da palavra gratidão remete a um conjunto de valores que visa reconhecer benefícios prestados que foram de grande relevância, saindo um pouco do tecniquês, vocês já se perguntaram o quanto são gratos aos que ajudaram em suas trajetórias até aqui?

O que muitas pessoas não sabem é que a gratidão desempenha um papel importante em vários movimentos históricos, e o conceito de gratidão tornou-se uma parte importante da pesquisa de psicologia e, especialmente, na psicologia positiva.

Este artigo colocará gratidão em um contexto histórico e destacará o papel que a gratidão desempenha na pesquisa psicológica moderna. Antes de poder chegar a tudo isso, porém, é importante definir o que estamos falando quando discutimos gratidão

Podemos definir a gratidão no contexto psicológico, social e religioso. A gratidão é uma emoção positiva que é sentida depois de ser beneficiária de algum tipo de presente. É uma emoção social que muitas vezes é direcionada para uma pessoa (o doador de um presente), também seja muitas vezes atribuída a um poder superior. A gratidão é muitas vezes sentida quando um presente não é necessariamente merecido, ou quando o presente não foi dado em algum tipo de sentido recíproco. O aspecto social da gratidão deve ser claro a partir dessas definições.

A gratidão está fortemente correlacionada com o otimismo, que por sua vez, nos torna mais felizes, melhora a nossa saúde e a melhor notícia de todas, aumenta a vida útil em poucos anos. Eu diria que um jornal de gratidão de 5 minutos por dia valeria a pena apenas por esse benefício.

Nossas memórias não são definidas igual aos dados que armazenamos em um disco rígido.As nossas lembranças mudam ao longo do tempo – lembramos que as coisas são piores do que realmente eram, como sendo mais ou menos curtas, como pessoas mais gentis ou mais cruéis, como sendo mais ou menos interessantes, e assim por diante.

Sermos gratos no tempo presente, credencia n​​a preservação das memórias positivas, e transforma algumas de nossas memórias neutras ou mesmo negativas em positivas.  Em um estudo realizado na universidade de Yale mostra que colocar pessoas em um estado de gratidão ajudou-as a encontrar o fechamento de memórias abertas e perturbadoras.  Durante essas experiências, os participantes eram mais propensos a lembrar aspectos positivos da memória do que o habitual, e alguns dos aspectos negativos e neutros foram transformados em positivos.

A gratidão pode ser tão ou mais eficaz do que os métodos de relaxamento, como a respiração profunda, mas porque também é mais difícil, é inviável como uma técnica de relaxamento real.

 

Conclusão

Com todas essas informações apresentadas, mentalize e faça o seu diário da gratidão e você pode começar com a seguinte frase:

“Mantive-me forte, apesar dos momentos de fraqueza, meus pais, amigos, esposa, marido, filhos e pessoas associadas à minha vida, ajudaram-me a resistir até aqui”

Somos seres conectados, precisamos da ação do outro para prosseguir, ninguém é uma ilha, agradeça sempre quem te ajudou a superar as suas limitações, seja grato nas mínimas coisas.

Enfim deixo um video do Vicius sobre como ser prospero não somente financeiramente com o poder da gratidão.

 

Até o proximo artigo belezera?

 

Se gostou do artigo compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *