6 dicas para reconhecer um manipulador

Se gostou do artigo compartilhe!

6 dicas para reconhecer um manipulador.

Nos mais remotos tempos, havia quem acreditasse que a arte de manipular pessoas fosse obra de bruxaria, devido a sutileza e a sofisticação que poderiam passar desapercebidos pelos crivos mentais de suas vítimas, com o passar dos séculos, a psicologia e os estudos sobre o comportamento humano já atestam que os manipuladores não possuem nada de mágico em suas interações, são indivíduos de cálculos mentais, que estudam as suas vítimas para aplicarem o seu domínio sobre elas, vamos conhecer essas cinco características?

 

  • Uma personalidade atraente

Todo bom manipulador precisa criar um personagem reluzente, de máculas imperceptíveis e com uma retórica muito bem treinada para atrair possíveis vítimas, atentem-se aos detalhes, aquela pessoa que pega o conceito de vários temas diferentes para construir uma retórica, mas quase nunca se aprofunda nas coisas, pois essa prática não é voltada para o aprendizado, e sim para a construção de arquétipos de perfeição, armadilhas, o canto da seria! Ou que preferirem denominar.

 

  • A Mentira

Claro! A mentira não pode faltar no repertório do bom manipulador, existe uma espécie de “alquimia da manipulação mental” A melhor forma de ludibriar a sua vítima é criar arranjos de verdades e mentiras com as medidas certas de palavras e entonações emocionais, é um teatro social, na prática discursiva não existe verdade ou mentira, é a moral que faz essa distinção, o manipulador, ainda que indiretamente é muito mais preocupado com a construção do seu discurso do que a veracidade em si.

 

  • Escorregadio

Quando um manipulador é confrontado com alguma incoerência em seu discurso, ele precisa acionar um de seus mecanismos mais eficientes, a omissão de verdades e a espetacularização de fatos que podem ser verídicos ou não.

Responder perguntas com outras indagações ou simplesmente ignorar interrogatórios a respeito das suas condutas, tirando o foco de si, essa é uma arma recorrente.

 

  • Intrigas

Podemos considerar o manipulador, um verdadeiro cracker social, o tipo de pessoa que adora provocar discórdias e observar o circo pegar fogo, talvez já devem ter observado aquele tipo de pessoa que sempre faz leva e traz, está presente em todos os lados de uma discussão, sem se comprometer com ninguém, geralmente não sofre desgastes emocionais nas intrigas que cria, muito pelo contrário, é o que mais tira proveitos desse tipo de situação.

 

  • Manipular o emocional das pessoas.

Manipuladores se atraem por pessoas explosivas, afinal, precisam de um elemento canalizador para que os seus estratagemas funcionem de forma plena. Observem que por trás de todas indivíduos com transbordos emocionais, existe aquela pessoa na qual ela nutre grande estima, observem o comportamento do manipulador frente ao “explosivo”, se for de incentivo, existe uma grande chance das explosões emocionais desse indivíduo serem manobradas por esse manipulador.

Quanto a situação de uma intriga chega ao seu fim, obviamente, o centro das atenções será aquele indivíduo explosivo, que ao perceber que foi envolvido numa manipulação, se voltará contra o manipulador, mas a situação já foi tão arquitetada nos mínimos detalhes, que muitas vezes não há o que fazer, a impunidade prevalecerá em muitos casos, são pessoas sem grandes predicados de caráter.

 

  • Aproveitadores

O manipulador geralmente gosta de manter um grupo de vantagens para sustentar todo o seu falso ideário de pessoa especial, intocável, incrível e incapaz de cometer um ato falho, as relações sócias são de suma importância para que os seus golpes prosperem. Sempre existem os “eventos fortuitos”, os incidentes que poderiam ocorrer com qualquer pessoa, mas com o manipulador pode acontecer de acordo com as suas conveniências, por ex:

Precisa viajar para a França, não tem dinheiro, e sem nenhum pudor inventa que o seu apartamento pegou fogo, ou que assaltantes roubaram o seu pagamento, quem não se sensibilizaria com um amigo de tantas qualidades passando por uma situação tão difícil?

Automaticamente o bom coração das pessoas as fazem depositar altas quantias na conta bancária do aproveitador, sem ao menos certificarem a veracidade da história, esse tipo de mal caráter não tem gênero, estão sempre parasitando outras pessoas, nunca serão amigos de ninguém, pois a verdade para os manipuladores não são princípios, e sim práticas discursivas retóricas para enganar as suas vítimas.

 

Conclusão

O conselho que podemos dar para quem conhece um manipulador contumaz, é tirar qualquer poder que ele tenha sobre você, não confie em nenhuma palavra de uma pessoa com essas características, todas elas possuem cálculos para o benefício próprio do manipulador, fiquem atentos e evitem proximidade.

E de todos os videos que assisti no youtube sobre como reconhecer pessoas manipuladoras esse abaixo foi o melhor.:

 

Assista e depois deixe um comentario abaixo ok?

 

Por enquanto é só isso…

Se gostou do artigo compartilhe!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *