3 Técnicas para uma respiração saudável

Se gostou do artigo compartilhe!

Problemas de respiração podem ocorrer por diversos motivos, dentre os quais podemos relacionar síndromes do pânico, crises de ansiedade, distúrbios alimentares dentre outros males que nos causam esses incômodos que muitas vezes perduram por anos.

Caso ainda seja um descrente a respeito das técnicas de respiração para a melhoria da sua saúde, esse artigo vai proporcionar uma reflexão a respeito da negligência que temos com o nosso próprio corpo, problemas que muitas vezes demandam uma solução muito simples e rápida, perduram por anos, exatamente por não procurarmos informação para o nosso próprio bem-estar.

Como a respiração é algo que podemos controlar e regular, torna-se uma ferramenta útil para alçarmos um estado de espírito que nos proporcione um relaxamento natural. Recomendamos três exercícios de respiração para ajudar a relaxar e reduzir o estresse: a respiração estimulante, o exercício de Respiração relaxante e a contagem de respiração.  Experimente cada um desses exercícios e técnicas de respiração e veja como eles afetam seus níveis de estresse e ansiedade.

Exercício de respiração 1:

A respiração estimulante é uma variação criada a partir das técnicas de respiração da yoga. Seu objetivo é aumentar a energia vital e aumentar o estado de alerta.

  • Inalar e expirar rapidamente através do nariz, mantendo sua boca fechada, mas relaxada. Suas respirações dentro e fora devem ser de duração igual, mas o mais curto possível. Este é um exercício de respiração barulhento.
  • Experimente três ciclos de respiração por segundo. Isso produz um movimento rápido do diafragma, sugerindo um foleiro. Inspire normalmente após cada ciclo.
  • Não faça mais de 15 segundos na sua primeira tentativa.
  • Cada vez que você pratica a respiração estimulante, você pode aumentar seu tempo em cinco segundos, até chegar a um minuto.

Se for feito corretamente, você pode se sentir revigorado, comparável ao aumento da consciência que você sente após um bom treino.Você deve sentir o esforço na parte de trás do pescoço, do diafragma, do peito e do abdômen.

Veja o video abaixo para esclarecer melhor o artigo que você esta lendo agora:

 

Exercício de respiração 2:

O exercício de respiração 4-7-8 é muito simples, demanda pouco tempo, dispensa grandes tecnologias para a sua prática, e pode ser feito em qualquer lugar. Mantenha sempre as costas retas enquanto aprende o exercício. Coloque a ponta da língua contra a crista do tecido logo atrás dos dentes superiores da frente e mantenha-a lá durante todo o exercício. Você estará exalando sua boca em sua língua; tente encurralar seus lábios levemente se isso parecer estranho.

  • Exalar completamente através de sua boca, fazendo um som de xisss.
  • Feche a boca e inspire silenciosamente pelo nariz até uma contagem mental de quatro.
  • Segure a respiração por uma contagem de sete.
  • Exalar completamente através de sua boca, fazendo um som whoosh para uma contagem de oito.
  • Esta é uma respiração. Agora inspire novamente e repita o ciclo três vezes mais para um total de quatro respirações.

 

Exercício de respiração 3:

Contagem de respiração

Contar a sua respiração é sem dúvida um dos métodos mais revolucionários dentre as técnicas de respiração apresentadas, tenho certeza que até aqui, você já deve ter mudado o seu conceito sobre técnicas simples de respiração que podem mudar a sua vida, sem a necessidade de remédios que podem prejudicar outras áreas da sua vida, com essa técnica em especial experimente sua mão na contagem de respiração, uma técnica de respiração extremamente simples, muito usada na prática do Zen.

Sente-se em uma posição confortável com a coluna reta e a cabeça inclinada ligeiramente para a frente. Feche os olhos com cuidado e respire fundo. Então, deixe a respiração surgir naturalmente sem tentar influenciá-la. Idealmente, será silencioso e lento, mas a profundidade e o ritmo podem variar.

  • Para começar o exercício, conte “um” para você enquanto expira.
  • Na próxima vez que você expirar, conte “dois”, e assim por diante até “cinco”.
  • Em seguida, comece um novo ciclo, contando “um” na próxima expiração.
  • Nunca conte além de “cinco”, e conte somente quando você expira. Você saberá que sua atenção vagou quando você se encontra até “oito”, “12”, até “19.”
  • Tente fazer 10 minutos dessa forma de meditação.

 

Concluindo o nosso bate-papo

Todas essas técnicas de respiração são provenientes da yoga, já foram testadas em terapias clinicas e alternativas, e todas surtiram o efeito desejado, façam os exercícios em casa, procurem vídeos a respeito no YouTube e comecem a retomada de suas saúdes respiratórias.

Se gostou do artigo compartilhe!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *